Área Restrita:

A importância do planejamento previdenciário

A reforma da previdência trouxe Regras novas de cálculos e requisitos para concessão de benefícios.

Automaticamente isso causou uma grande incerteza entre os segurados, mas por outros lado surgiu uma nova oportunidade para o mercado de planejamento previdenciário.

A maioria dos brasileiros sonham com uma aposentadoria justa e uma vida tranquila no futuro, porém muitos não sabem por onde começar, é muito importante entender que a chave para um bom planejamento é a organização financeira e falando em organização financeira temos que falar em disciplina, é essencial que você tenha controle dos seus gastos e se possível os limite.

No Brasil existem diversas categorias para se aposentar é primordial conhecer as modalidades disponíveis para aposentação e em qual você se encaixa.

Se você tem interesse de planejar sua aposentadoria para que no futuro você não tenha dores de cabeça, continue lendo nosso texto, vamos esclarecer dúvidas e te ensinar a como fazer um bom planejamento da sua aposentadoria.

Planejamento Previdenciário

O planejamento previdenciário oferece informações para identificar o tempo faltante e o valor das contribuições e também para apontar fatores negativos que podem interferir na fórmula de cálculo do valor do benefício.

Avaliações Realizadas

Essas avaliações são para os trabalhadores segurados, nesse caso as avaliações geralmente passam diretamente pelo período e o valor de contribuição, regras de transição, valor do benefício e o fator previdenciário.

Essas informações são baseadas no histórico do trabalhador ou beneficiário, com o objetivo de identificar melhores alternativas de aposentadoria.

Cálculo tempo de contribuição

Este cálculo é para saber o tempo de contribuição que o segurado já contribuiu para a Previdência.

Para ter essas informações basta acessar MEU INSS e ficar atento aos detalhes disponibilizados pelo órgão.

Porém mesmo que você tenha acesso a essas informações no MEU INSS, é importante frisar que você tenha a carteira de trabalho em mãos, pois se faltar alguma informação terá como você provar.

Cálculos

Estes cálculos têm como objetivo identificar divergências em benefícios já concedidos, esses cálculos previdenciários podem ser realizados tanto antes da concessão para a conferência, quanto após a sua efetivação para possíveis correções ou atualizações.

Sendo assim além da contagem do tempo de contribuição é importante revisar os valores concedidos ou recebidos.

Conheça a importância do planejamento previdenciário

Para evitar que seu benefício  seja negado é  importante que você preencha todos as exigências do INSS, mesmo para aqueles segurados que já tem o direito de solicitar o benefício, pois, caso haja inconsistência de informações,  documentações, o pedido pode ser negado e para que esse tipo de situação não ocorra, o planejamento Previdenciário ganha um peso ainda maior.

Por isso é importante que você segurado faça parte do plano de aposentadoria para que você tenha um cenário financeiro mais seguro ou favorável.

É importante também para facilitar a demanda do INSS, lembre-se quanto mais fácil for, menor são as chances de dar errado.

Como solicitar esse auxílio?

Para isso você pode ter o apoio do INSS do portal ou do aplicativo para obter as informações para o planejamento da aposentadoria, ou o segurado poderá contar também com a ajuda de um advogado especialista na área.

É importante lembrar que para aprovação cada tipo de benefício existem uma regra que deve ser cumprida, caso contrário seu benefício poderá ser negado.

Fique atento para solicitar seu benefício no momento certo

Um ponto positivo é impedir que o segurado aposente no tempo mínimo necessário, é importante frisar que se o segurado aposentar no tempo mínimo necessário ele estará sujeito a uma perda financeira significativa.

Sendo assim se o trabalhador precisar trabalhar por mais 2 anos o valor da aposentadoria dele poderá ser maior do que se ele fosse se aposentar por tempo mínimo.

 Sempre compare regras pré-reforma com regras de transição

Não se esqueça de verificar se o cliente possui direito ao benefício pelas regras pré-reforma e se há alguma regra de transição mais vantajosa.

VANTAGENS PARA UM BOM PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO.

1.  Disciplina Financeira

Como falamos anteriormente o planejamento financeiro é a chave para a organização financeira, pois, muitas pessoas pensam que quem contribui mais automaticamente irá garantir benefícios maiores e o que muitos não sabem é que não faz diferença no valor final da aposentadoria.

2.  Garantia do benefício com valor compatível

Se o segurado tem direito, o valor correto é o que deve ser recebido pelo aposentado ou pensionista.

Para chegar nesse cálculo é preciso conhecer as regras, avaliar tempo de contribuição e os valores de contribuição, dentre outros fatores.

Conclusão

O planejamento da aposentadoria é essencial para qualquer pessoa que queira tranquilidade nessa nova etapa da vida e também  queira um futuro seguro financeiramente, muitos segurados recebem durante a vida toda um valor menor, seja por erro no cálculo, ou desinformação, é preciso ter uma disciplina e prioridade pois no futuro sua aposentadoria poderá te dar muita dor de cabeça.

Fonte: JornalContabil | 20/07/2020